Aracruz está na sétima posição do ranking das Melhores Cidades do Brasil para se fazer negócio no setor industrial, de acordo com estudo da Urban Systems de 2020. Um dos motivos para isso é sua posição privilegiada no litoral do Espírito Santo, facilitando a logística de transporte.
Em Barra do Riacho, distrito de Aracruz, encontra-se o único porto especializado no embarque de celulose no Brasil, pertencente à Suzano. O Terminal Portocel está preparado para receber navios que carregam até 7.500 toneladas de celulose.
E a perspectiva para a região é ainda melhor com as obras em andamento do Porto Imetame, também em Barra do Riacho. Será um grande diferencial logístico no cenário portuário, destacando o Brasil, e Aracruz, no comércio marítimo internacional.
A presença dessas e de outras empresas, com destaque para os segmentos industrial, metal mecânico, construção civil, comércio e serviços em geral, fazem de Aracruz um polo de economia em constante crescimento, com boas oportunidades de investimento e de desenvolvimento social.
Celulose em Aracruz
A celulose é uma matéria-prima capaz de dar origem a produtos de papel, tecido, fraldas descartáveis, papelão ondulado, materiais de construção, cosméticos e outros.
O salto econômico de Aracruz ocorreu a partir da produção dessa substância com a Aracruz Celulose, empresa que foi a maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto, respondendo por 24% da oferta global do produto com diversas unidades no Brasil.
Hoje, é a Suzano que detém a unidade de Aracruz com um time de mais de 4,8 mil pessoas, entre equipes próprias e terceirizadas. Em 2024, a empresa completa 100 anos.
Está indo a Aracruz para trabalho? Hospede-se com a gente em Barra do Riacho, polo das maiores empresas da região.